quinta-feira, 18 de março de 2021

Viagens transversais

A fim de melhor podermos acompanhar o Cavaleiro na sua viagem de peregrinação à Terra Santa e no seu regresso à sua terra natal, a Dinamarcanós, alunos do 7.º G, fomos desafiados a desenvolver algumas pesquisas sobre «o novo mundo» que o protagonista foi descobrindo e que tanto o deslumbrou, assim como acerca de algumas personalidades e lendas da Cultura Universal, que tão intensa curiosidade e atenção lhe suscitaram. 

Estas pesquisas resultaram em trabalhos que foram apresentados, oportunamente, de forma a que todos pudessem, não só interpretar melhor a obra O Cavaleiro da Dinamarca, como também expandir os seus conhecimentos sobre os temas, personalidades e locais aí mencionados. Simultaneamente, os mesmos constituíram momentos de avaliação formal do domínio da Expressão Oral dos respetivos discentes. 

Em suma, estes trabalhos também nos levaram a viajar no tempo, no espaço e na vontade de os visitarmos fisicamente, talvez numas férias sem confinamento nem limitações sanitárias. 

sexta-feira, 5 de março de 2021

Visita virtual ao túmulo de Ramsés VI

Podes fazer uma visita virtual em 3D pelo túmulo de Ramsés VI no Vale dos Reis em Luxor, no Egito, sem sair de casa. Até parece que estamos lá! Experimenta!

quinta-feira, 4 de março de 2021

Pirâmides egípcias que permanecem na atualidade

 Necrópole de Gizé

        Este complexo de monumentos inclui três pirâmides conhecidas como as Grandes Pirâmides. A escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge, tem vários cemitérios, uma vila operária e um complexo industrial. 



Pirâmide de Djoser
        Foi considerada a primeira Pirâmide a ser erguida foi criada para o enterro do Faraó Djoser por seu vizou arquiteto real, Imhotep. Construída durante o século XXVII a.C. na necrópole de Sacará, a nordeste da cidade de Mênfis, é o edifício central de um grande complexo mortuário num amplo pátio cercado por estruturas elementos decorativos cerimoniais.

 

Pirâmide de Sefrés
Foi a primeira pirâmide construída na necrópole de Abusir, no Egito. A pirâmide foi construída para o enterro de Sefrés, segundo faraó da quinta dinastia egípcia. Tem 47m de altura. Fica situada em Abusir, no Egito.



Deram o nome de pirâmide vermelha devido à sua cor de rubro-claro com a sua superfície exposta de granito, também lhe chamam de pirâmide dos morcegos. É a maior das três da necrópole de Dachu e é terceira maior do Egito, com cerca de 105 m de altura e 220m de base. Foi construída no ano 2600 a.C. e fica situado em Dachur, no Egito.



Pirâmide de Meidum
É constituída por mastabas de tijolos e foi a primeira pirâmide reta do Egito. Devido a um desmoronamento parcial nos tempos antigos, a sua altura é de 65m (estimou-se a altura inicial de cerca de 91,65m).


Fonte: 
https://br.pinterest.com/pin/774619204643271561/,acedido a11-11-2020


Pirâmide curvada
Segundo alguns arqueólogos, a pirâmide supostamente teria sido construída às pressas (o que justifica o seu formato), por esse motivo também é apelidada de “A pirâmide torta”. O faraó Senefuro, não ficou satisfeito com a obra e, pouco tempo depois, mandou erguer a Pirâmide Vermelha. Esta pirâmide é diferente das outras, pois também tem duas entradas, uma virada para Norte e a outra para Oeste. É também uma das pirâmides mais bem conservadas no Egito, provavelmente devido ao modo como as pedras foram colocadas.

quarta-feira, 3 de março de 2021

A Medicina no Antigo Egito

Os Egípcios também desenvolveram a Medicina, devido à experiência da mumificação dos cadáveres, o que lhes permitiu conhecer o corpo humano. Sabias que já faziam operações às cataratas? Que já se preocupavam com a higiene da boca? Vê estes e outros assuntos no vídeo abaixo indicado.



O Ambiente